quarta-feira, 22 de agosto de 2007

CAPÍTULO 4 - A GRANDEZA ESSENCIAL

Erich Fromm em sua obra observou que a auto-alienação e fruto de estarmos voltados para o mercado da personalidade humana, para nos vendermos aos outros. Ele observa que freqüentemente encontramos pessoas que se comportam como autômatos que não conhecem ou compreendem a si mesmos.Valorizar a personalidade acima do caráter é tentar fazer brotar folhas sem que existam raízes, a vitória particular precede a publica .O autocontrole e autodisciplina sãos as raízes de um bom relacionamento com os outros. Se utilizarmos técnicas de influencia para fazer com que as pessoas façam o que quisermos poderemos ser bem sucedidos em curto prazo, mas, ao longo prazo nossa duplicidade e falta de sinceridade gerara desconfiança.Tudo que fizermos poderá se visto como manipulação. Se não houver uma integridade profunda e força de caráter fundamental os verdadeiros motivos um belo dia virão à tona e os relacionamentos fracassaram. Segundo Emerson disse certa vez o caráter e que se comunica com maior eloqüência, isto é, aquilo que somos na verdade se comunica com muito mais eloqüência do que qualquer coisa que possamos dizer.


COMO NOS VEMOS

A visão que temos de nos mesmos afeta não apenas nas atitudes,como também a visão dos outros .Se a visão que temos de nos mesmos vier do espelho social das opiniões e percepções das outras pessoas a nossa volta a, a visão de nos mesmos parecera um reflexo nem espelho maluco. Para resolver o problema de auto-imagem envenenada é necessário a afirmação pessoal de seu valor potencial por uma outra pessoa. De acordo com Goethe para afirmar o valor de uma pessoa e preciso encarar com os olhos da fé e tratá-la em termos de potencial e não do seu comportamento, quer dizer´tratar um homem como ele deveria ser e ele se tornara àquilo que pode e deve ser. Alguns dizem que é necessário amar a si próprio para poder amar ao próximo. Entretanto se você não se conhece e não é capaz de se auto controlar será muito difícil que goste de si mesmo. O verdadeiro auto-respeito vem do autodomínio da verdadeira independência e da interdependência proveitosa para todas as partes. Qualquer relação deve começar a ser construída em nosso interior, dentro do nosso ciclo de influencia.


DOR AGUDA E DOR CRÔNICA

Embora os relacionamentos com os outros nos tragam enormes possibilidades de aumentar nossa produtividade, crescimento, aprendizagem eles podem nos causar imensa dor e frustração.Enquanto não compreendermos que dor aguda é a manifestação de um problema mais profundo, crônico estaremos apenas disfarçando a dor. A eficácia pessoal é onde se fundamenta a eficácia interpessoal “E mais nobre dar-se totalmente a um só individuo do que trabalhar diligentemente pela salvação das massas”. Isto quer dizer que é necessário mais nobreza de caráter, mais humildade coragem e força para reconstruir um relacionamento unitário tipo (marido e mulher) pai e filho; do que se dedicar tantas horas a todas outras pessoas e causas.


TRÊS TRAÇOS DO CARÁTER

Para uma grandeza essencial e fundamental:

-Integridade: valor que atribuímos a nos mesmos quando atuamos priorizando desenvolvendo autoconsciência e a autoestima mantendo e assumindo compromissos.

-Maturidade: equilíbrio entre coragem e consideração quando se e capaz de expressar sentimentos e convicções com coragem e consideração pelas outras pessoas.

-Mentalidade de abundância: acreditar que existe o suficiente para todos essa mentalidade flui de um profundo senso de valor e segurança pessoal.Abre novas alternativas e opções criativas, direciona a alegria pessoal e a realização para fora. Um caráter rico em integridade, maturidade associado a mentalidade de abundancia possui uma autenticidade que vai muito alem da técnica .


DE DENTRO PARA FORA VERSUS DE FORA PARA DENTRO

De dentro para fora se sugere que se desejarmos desenvolver a confiança que resulta de acordos vantajosos para todos e soluções sinérgicas devemos controlar nossas vidas e subordinar desejos de curto prazo a propósitos e princípios mais elevados. Fazer e manter promessas a nos mesmos o fazer e manter promessas aos outros, e esse processo é continuo ascendente nos levara progressivamente a independência e interdependência . A fonte primaria dos problemas tem sido sempre o paradigma da abordagem. A abordagem de dentro para fora diz que as vitórias particulares precedem o fazer e manter promessas perante os outros. Os princípios da eficácia estão profundamente gravados em nós mesmos ,em nossa consciência e em nossa silenciosa reflexão sobre a experiência de vida .


EDUCANDO E OBEDECENDO A CONSCIÊNCIA

A chave do trabalho de dentro para fora é educar e obedecer à consciência. Assim como para o atleta e fundamental os tendões o preparo da mente e fundamental vital para a grandeza essencial. E isto que exige viver honestamente, ler uma literatura inspiradora e cultivar pensamentos nobres. As pessoas dotadas de grandeza essencial possuem o senso de responsabilidade a respeito de tudo na vida, incluindo seu tempo, talento, dinheiro, posses, relacionamentos, família e até mesmo seus cargos.


CONSTRUIR SOBRE ALICERCES

Não haver delegação de poderes sem que primeiro haja confiança. Precisamos ter consciência que trabalhamos com um ecossistema, um ambiente total se você abordar um problema com qualquer outro instrumento que não seja a liderança baseada em princípios seus esforços seriam insuficientes. Para solucionar problemas estruturais e sistêmicos precisamos trabalhar o caráter e a competência. As pessoas criam a estratégia, a estrutura e os sistemas das organizações e estas sai os braços, as mãos, mentes e coração das pessoas.

Nenhum comentário: